A Volkswagen só não deve fechar o ano com queda das vendas se o governo prorrogar a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis fabricados em solo nacional. Segundo o presidente da marca, no Brasil, Thomas Schmall, as vendas só alavancaram em junho, logo depois do decreto que diminuiu o tributo para montadoras instaladas no País. No mês passado, a comercialização de veículos e comerciais leves da marca teve alta expressiva de 26,4% na comparação anual.
"O primeiro semestre foi complicado. O ano só começou para a Volkswagen em junho", afirmou o executivo, durante evento de apresentação dos novos modelos do Gol e do Voyage, em Florianópolis (SC). Nos seis primeiros meses do ano, a montadora comercializou 284 mil veículos, apenas 0,4% a mais do que no mesmo período de 2011. Schmall destaca que a redução do IPI foi decisiva para alavancar as vendas e espera que o governo prorrogue a medida.
Até junho, a Volkswagen comercializou 126 mil unidades do Gol, seu modelo de entrada. Esse número é praticamente a metade do total vendido pela montadora no País no primeiro semestre. E, a partir de agosto, a alemã passa a vender o novo modelo do Gol - líder em vendas do segmento há 25 anos - em uma tentativa de manter a liderança, constantemente ameaçada por novas montadoras que oferecem mais itens de série nos "populares".
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