Parece que as inusitadas estratégias de marketing, adotadas pela montadora japonesa (já vistas por aqui), vem surtindo efeito, e muito bom por sinal.
A marca fechou o ano de 2010 com 1% de participação de mercado vendendo, 35.775 unidades. Só isso já representou um crescimento de: 54,6% com relação a as vendas de 2009, colocando a marca em 2010 no 13º lugar no Ranking de vendas no Brasil.
2011 começou bem para a marca, que já alcançou 2% de participação no mercado, registrando em Março um aumento de 73% com relação ao mesmo período do ano passado, conforme a Nissan os modelos responsáveis pelo crescimento de vendas são o Tiida, com crescimento de 143% de vendas, seguido do do Sentra, com aumento de 123% no número de vendas até o começo deste ano.
Vale lembrar que a Nissan não teve grandes inovações em seus veículos durante estes anos, o que leva a crer que o marketing foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento da marca.
Os japoneses da Nissan ainda não estão bem satisfeitos com esses números, e buscam uma fatia maior do bolo dos carros mais vendidos no mercado nacional, a meta da marca, é alavancar a participação no mercado a 5% até o final de 2011, para isso a provável carta na manga, seja investir no seguimento dos “populares”.
Acredita-se que a bola da vez seja o Nissan March, que começou a ser fabricado no México no mês passado e provavelmente comece a ser importado para o Brasil na segunda metade do ano.
Trata-se de um compacto com motorizações flex 1.0 e 1.6 com preço entorno dos R$30 mil (se é que carros neste preço possam ser considerados “populares” no mercado nacional).
Enfim, com a mesma média de preços do Chevrolet Agile, Ford Ka e líderes do seguimento como Fiat Uno e Volkswagem Gol. Promete uma boa briga pelo menos nas propagandas de TV, vamos esperar pra ver.
E você oque acha da Nissan? Será que o March emplaca por aqui?



